Por que o Seguro de Vida pode me ajudar na sucessão patrimonial?
- Eric Briquet
- 13 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Tanto a sucessão quanto a proteção patrimonial vem se tornando uma preocupação frequente para um determinado público. Quando você possui algum patrimônio, duas das suas preocupações é como será feita a sucessão dos seus bens e também como protegê-los. Fazer uma sucessão e proteção patrimonial é, relativamente, simples desde que você saiba como. A sucessão e proteção patrimonial são formas de garantir que a transmissão de bens para herdeiros seja feita e ainda, que eles tenham o que herdar, já que o seu patrimônio estará protegido. Como esses temas são muito importantes, vamos falar o que cada um deles significa, explicar como colocar a sucessão e proteção patrimonial em prática e ainda, abordar de que maneira um plano de seguro de vida pode te auxiliar nessa hora.
O que é e como funciona a proteção patrimonial?
A proteção patrimonial nada mais é do que um conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos que podem ser usados para assegurar patrimônios familiares ou empresariais.
Mas, o objetivo em fazer uma proteção patrimonial não é somente proteger os bens de uma pessoa, mas também reduzir os custos e impostos, realizar planejamento para a sucessão, etc.
Muita gente pode confundir proteção patrimonial com sucessão, por isso, vamos falar abaixo sobre o que é a sucessão patrimonial e quais são as diferenças entre ela e a proteção patrimonial.
Em muitos casos, a pessoa vai apenas ter um imóvel como bem de família e o restante do patrimônio vai pertencer a alguma fundação, empresa offshore ou estará investido em um fundo de investimento próprio, onde seu patrimônio estará protegido e sem você estar diretamente ligado a ele.
Nesse sentido, teremos que buscar soluções que sejam alcançáveis e relativamente simples, para podermos fazer a sucessão do nosso patrimônio de forma realmente segura.
E o que é sucessão patrimonial?
Agora que você já sabe o que é a proteção patrimonial, vamos falar um pouco sobre a definição da sucessão. Acompanhe:
A sucessão patrimonial é a organização, ainda em vida, de como será a distribuição de bens, financeiros ou imobiliários, para os herdeiros legais de uma pessoa, essa “ferramenta” pode tornar a divisão dos bens mais fácil e evitar disputas judiciais ou conflitos entre os herdeiros.
Com esse recurso, o pagamento do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação (ITCMD) também pode ser evitado.
Como o seguro de vida pode te auxiliar com a sucessão e proteção patrimonial?
Existe um termo muito utilizado no cálculo dos valores futuros, normalmente, em ações de pensões por invalidez, chamado de capital garantidor. A empresa, responsável pelo acidente da vítima, precisará garantir um valor até determinada idade, sendo esta estipulada pelo juiz.
O seguro de vida possui como característica garantir, a um ou mais beneficiários, um determinado capital segurado, para que o contratante tenha absoluta certeza que seus beneficiários estarão respaldados, caso algo aconteça com ele.
Um dos benefícios é que o seguro de vida é impenhorável, sendo garantido seu valor sem sofrer interferência em futuros problemas judiciais referentes a divórcio ou inventário.
O seguro de vida é isento de imposto de renda, não se paga impostos por sua transferência e o seu beneficiário terá uma quantia líquida e certa em suas mãos.
Agora, nós sabemos algumas formas de protegermos e fazermos a sucessão do nosso patrimônio como:
Criar Uma Fundação;
Criar um Fundo de Investimento;
Contratar um seguro de vida.
Por óbvio, a contratação do seguro de vida é algo simples, de baixo custo e uma das melhores formas para proteger seu patrimônio e garantir uma renda mínima para seus herdeiros ou beneficiários terem a segurança necessária para cobrirem todos os custos do inventário, despesas cartoriais, etc.

















Comentários