top of page

É possível fazer seguro de carro adquirido em leilão?

  • Ricardo Cintra
  • 20 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

De todas as perguntas e contatos que recebo no site, a grande maioria delas quer saber se é possível fazer seguro de carro de leilão, ou vem gentilmente me informar que “ficou sabendo que não estão fazendo mais seguro de carro de leilão”. Essa última informação não é verdade. Fiz seguro de dois carros que comprei em leilão, recuperados de financiamento, por 100% da tabela FIPE em julho/2015 sem nenhum problema.

Agora vou falar o que realmente faz um carro de leilão ser aceito ou não pelas seguradoras. Primeiramente, existem vários tipos de carros de leilão, existem diferentes critérios e perfis de condutores, existem índices de roubo de carros que mudam de cidade para cidade ou região para região, existem índices de modelos de carros que são mais roubados do que outros, existe o índice de reparabilidade de cada veículo e até mesmo o ano do carro. TUDO ISSO JUNTO determina se o veículo será aceito no seguro ou não.

Sobre os critérios e perfis de condutores, índices de roubo e reparabilidade dos veículos eu não tenho como falar, pois isso muda muito e depende de cada seguradora. Se você ou seu carro tiverem uma avaliação ruim nesses quesitos e seu carro não for de leilão, você vai pagar bem mais caro pelo seguro ou as seguradoras podem dizer que não aceitam o risco de fazer seguro para você. Isso, mesmo o carro não sendo de leilão.

Se o carro for de leilão, existem alguns cenários que já é possível saber se o veículo não fará seguro ou se poderá ser feito. Vamos a eles:

Carro de leilão recuperado de financiamento: Se não tiver nenhuma restrição no seu perfil ou no do modelo do veículo, faz seguro normal por 100% da FIPE.

Carro de leilão de renovação de frota ou de empresa: Se não tiver nenhuma restrição no seu perfil ou no do modelo do veículo, faz seguro normal por 100% da FIPE.

Carro de leilão de seguradora com sinistro de pequena monta ou sem informação de sinistro: Pode ser que faça seguro ou não. Difícil afirmar tanto que fará ou que não fará. Depende do perfil do segurado, do modelo e da seguradora. É o típico caso que você pode fazer o seguro em seu nome, mas quando vender o carro, a pessoa que comprou não consegue mais fazer.

Carro de leilão de seguradora com sinistro de média ou grande monta: É difícil, mas é possível conseguir fazer seguro 100% da tabela FIPE. Depende muito do perfil do condutor e o cruzamento de outras informações.

Carro de leilão de seguradora com anotação de “Sinistro Recuperado”: É difícil, mas é possível conseguir fazer seguro 100% da tabela FIPE. Depende muito do perfil do condutor e o cruzamento de outras informações.

Carro de leilão de seguradora com anotação de “Sinistro Indenizado”: É difícil, mas é possível conseguir fazer seguro 100% da tabela FIPE. Depende muito do perfil do condutor e o cruzamento de outras informações.

Carro de leilão, não importa o motivo, mas com Chassi Remarcado: É difícil, mas é possível conseguir fazer seguro 100% da tabela FIPE. Depende muito do perfil do condutor e o cruzamento de outras informações.

Esses são os cenários mais comuns e as respostas mais comuns. Claro que nada impede que situações atípicas aconteçam como recusarem seu seguro mesmo sendo carro de renovação de frota ou de aceitarem o seguro, mas pagando apenas 80% ou 90% da tabela FIPE. Nesses casos minha sugestão é tentar em outras seguradoras, pois muitas vezes existem diferenças de uma seguradora para outra que vão influenciar. Mas a questão sobre fazer ou não seguro para carro de leilão vai ser sempre uma incógnita e muitas vezes dependerá da vistoria da seguradora, que nesse caso, será muito mais rigorosa.

 
 
 

Comentários


R. Álvaro Anes, 56 - 4º Andar

05421-065 - Pinheiros

São Paulo - SP - Brasil

atendimento@vontag.com.br

© 2024 por Vontag Insurance 

  • envelope-with-white-letter-clip-art-at-clker-com-vector-clip-art-gCXTIY-clipart
  • Facebook Clean
bottom of page